Enlaces para accesibilidad

Obama e Chávez


<!-- IMAGE -->

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez e seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, selaram com um aperto de mão um encontro na Quinta Cúpula das Américas, em Porto de Espanha, Trinidad e Tobago.

A presidência venezuelana divulgou fotografias de Chávez e Obama, onde os dois aparecem sorridentes e descontraídos neste primeiro encontro cara a cara.

A Casa Branca já havia dito que Obama não se esquivaria de um encontro com Chávez, se o líder venezuelano tivesse pedido. Mostrando que não há qualquer tipo de rancor, na abertura da Cúpula, Obama apertou a mão de Chávez, como também de Daniel Ortega, da Nicarágua; Evo Morales, da Bolívia e a de outros Chefes de Estado.

Leia ainda: Obama abre as portas para Cuba

O presidente Hugo Chávez, que considerou histórica a eleição de Obama, em Novembro, criticou o líder americano depois dizendo que não tinha grandes esperanças no seu governo e o chamou de “pobre ignorante”.

No entanto, agora na Cúpula, Chávez mostrou uma outra atitude. Numa entrevista com jornalistas, ele disse que vinha para o encontro com boa disposição para o início de uma nova era no continente americano.

Chávez aproveitou o encontro com Obama, este sábado, para dar-lhe de presente o livro “As veias abertas da América Latina”, do escritou uruguaio Eduardo Galeano, durante a reunião com os líderes da Unasul.

XS
SM
MD
LG